Português-BR Español English

Como faço para escolher o adesivo dupla-face ideal para cada tipo de trabalho?

A utilização do adesivo dupla-face correto para cada tipo de trabalho é importante para obtenção de qualidade de impressão dentro do processo flexográfico. É algo que muitas vezes acaba sendo negligenciado dentro das empresas, dificultando a obtenção de uma impressão de melhor qualidade e podendo até passar despercebido quando se busca saber o porque dos problemas de impressão.
Normalmente são utilizados adesivos dupla-face acolchoados, próprios para flexografia com espessuras de 0,38 mm ou 0,50 mm e cinco tipos de densidades diferentes: alta, média/alta, média, média/baixa, baixa.
Uma vez definida a espessura utilizada não podemos utilizar outra, pois no cálculo de diâmetro do cilindro porta-clichê é levada em consideração a espessura do adesivo dupla-face. Para a utilização da densidade correta devemos analisar cada um dos clichês utilizados no trabalho e identificarmos qual é a sua principal característica na formação da impressão final.

Segue abaixo um diagrama que relaciona a característica do clichê com o adesivo dupla-face recomendado para o mesmo:

CARACTERÍSTICAS DO CLICHÊ DUPLA FACE RECOMENDADO
Chapado total Alta Densidade
Trabalhos mistos de sólidos e degradê Média Alta Densidade
Trabalhos mistos de traço(chapado)
e policromia(retícula)
Média Densidade
Trabalhps mistos de policromia
(retículas), linhas finas e degradê
Média Baixa Densidade
Somente de trabalhos depolicromia
(retícula - definição de imagens)
Baixa Densidade




A MAQ FLEX Oferece gratuitamente o treinamento flexo básico para quem compra um impressora flexogáfica conosco. O treinamento é realizado no próprio equipamento do cliente...





A MAQ FLEX também realiza o treinamento flexográfico completo para aquele que quer não só aprender a operar uma impressora flexo, como também conhecer as diversas variáveis quer diferem no obtenção de maior qualidade...


Rua Amparo, 389 | CEP 03151-060 | 55 (11) 2605-5057 | São Paulo - SP | Brasil

www.maqflex.com.br | maqflex@maqflex.com.br